DECLARAÇÃO OFICIAL DA SOCIEDADE AMERICANA DE MÉDICOS, PSICOTERAPEUTAS E PRATICANTES DE KETAMINA (ASKP3)
“Na sequência do relatório da autópsia de Matthew Perry, estamos empenhados em criar e publicar diretrizes para o uso doméstico de cetamina, que só deve ser praticado com um perfil de paciente muito específico e apenas no contexto de um relacionamento próximo com um fornecedor e em -acompanhamento de escritório.”
Em resposta aos detalhes e às circunstâncias trágicas que rodearam a morte de Matthew Perry, a Sociedade Americana de Médicos, Psicoterapeutas e Praticantes de Cetamina (ASKP3) está a reconfirmar a nossa posição de longa data de que doses dissociativas de cetamina só são apropriadas em ambientes supervisionados. No entanto, reconhecemos que existem algumas situações em que pode ser apropriado que um médico prescreva o uso em casa entre as consultas presenciais; e, portanto, um conjunto unificado de diretrizes deve ser considerado coletivamente e implementado pelos profissionais de cetamina nos EUA
ASKP3, que é composta por mais de 500 profissionais médicos licenciados com vasta experiência no trabalho com cetamina em diversos ambientes médicos, é a única entidade a publicar padrões práticos e éticos para a terapia com cetamina durante seus estágios iniciais. Na sequência do relatório da autópsia de Perry, estamos empenhados em criar e publicar directrizes para o uso de cetamina em casa, que só devem ser praticadas com um perfil de paciente muito específico e apenas no contexto de uma relação estreita com um médico e no consultório. seguir.
As nossas próximas diretrizes serão escritas pelo grupo de reflexão e pelo corpo docente da ASKP3, que inclui um grupo internacional de 35 dos melhores médicos e terapeutas do mundo que administram cetamina como tratamento de saúde mental. As diretrizes incluirão melhores práticas para: dosagem, ambiente, mecanismo de administração, contraindicações e comunicação médico-paciente. Os modelos de telessaúde não serão incluídos nas nossas recomendações para uso seguro.
Como foi relatado, parece que Perry estava recebendo infusões no consultório para depressão e ansiedade e as considerou úteis em suas lutas e recuperação de saúde mental. Uma dose típica de antidepressivo de 0,5 mg/kg administrada durante 40 minutos produz concentrações plasmáticas máximas de 70-200 ng/ml em comparação com concentrações plasmáticas de 2.000-3.000 ng/ml quando usada para anestesia cirúrgica. De acordo com relatórios toxicológicos, as concentrações plasmáticas de Perry excederam 3.000 ng/ml.
Não está claro de onde ou de quem Perry recuperou doses tão altas de cetamina.
Queremos esclarecer que mesmo doses anestésicas de cetamina não são comumente relatadas como supressoras da respiração. No entanto, doses tão elevadas farão com que alguém perca a consciência e se afogue, como parece ter acontecido neste caso. Tal como acontece com qualquer medicamento, a dose, o ambiente, as contra-indicações e a saúde física geral do paciente são fatores altamente importantes na manutenção da segurança.
Pedimos ao público americano, à imprensa e aos reguladores que se lembrem de que a cada 7 minutos um americano morre de overdose de opiáceos. A morte causada pelos “efeitos agudos da cetamina” é, na verdade, extremamente rara em comparação. Instamos os pacientes que encontraram alívio da saúde mental ou das dificuldades de dor crônica com a cetamina a continuarem com seus planos de tratamento no consultório.
Queremos oferecer nossas condolências à família, aos amigos e ao grande público de Perry que o amava e seu ofício. Esperamos esclarecer os factos e, ao mesmo tempo, preservar o acesso dos pacientes a este tratamento vital de saúde mental. Quando administrada corretamente e com supervisão, a cetamina é muitas vezes uma das únicas soluções para pacientes que sofrem de suicídio crónico, depressão resistente ao tratamento, TEPT e dor crónica.
Este é um alerta para que os profissionais de cetamina e a comunidade médica em geral estabeleçam barreiras de proteção claras e unificadas, guiadas por dados reais e medicamentos (em oposição a lucros iniciais e modelos de negócios chamativos), a fim de proteger as pessoas que precisam deste tratamento maioria.
*
Sobre ASKP3
A Sociedade Americana de Médicos, Psicoterapeutas e Praticantes de Cetamina (ASKP3) é um grupo sem fins lucrativos de profissionais dedicados ao uso clínico seguro de cetamina para transtornos de saúde mental e condições de dor. Formada em 2016, a ASKP3 representa um número crescente de membros de mais de 500 profissionais multidisciplinares.